De maneira geral, a qualidade do sono está relacionada à saúde e bem-estar, assim como ao desempenho social e profissional. Logo, podemos dizer que sono e produtividade no ambiente de trabalho estão diretamente relacionados. Uma pessoa que dorme mal, enfrenta diversos desafios para se manter bem durante o dia.
Existem diversos fatores responsáveis por interferir na qualidade do sono e entre os principais estão falta de rotina, má alimentação, sedentarismo, estresse, ansiedade, entre outros.
Além disso, com a necessidade de isolamento social em decorrência da pandemia causada pelo Coronavírus, pode ser observado um aumento ainda maior no número de pessoas que enfrentam alguma dificuldade na hora de dormir.
O Instituto do Sono promoveu, nos meses de junho e julho de 2020, uma pesquisa com mais de 1.600 pessoas, de 24 Estados, sobre os efeitos do isolamento social causado pela pandemia de Covid-19 sobre o padrão de sono da população:
No levantamento, 55,1% dos entrevistados relataram piora do sono durante a quarentena, por motivos que incluem a preocupação com os efeitos da pandemia, maior exposição às telas de TV, computador e celular, dificuldade em iniciar o sono e a indisposição ou falta de entusiasmo. O que ajuda a entender a dimensão dos problemas de sono causados durante o enfrentamento do novo coronavírus.
O que levanta ainda mais o alerta sobre a necessidade de olhar com mais cuidado para essa questão.
Qualidade do sono: seus efeitos diretos na produtividade
Para começar, precisamos desmistificar a ideia de que a pessoa produtiva é aquela que trabalha exaustivamente, muito pelo contrário, ser produtivo é conseguir cumprir com suas tarefas de maneira satisfatória dentro dos prazos estabelecidos ou seja, é aquele que faz o tempo render mais.
Então, se pensarmos em uma pessoa que não tem noites de sono satisfatórias, falamos de alguém que já acorda cansado e indisposto, e que automaticamente enfrentará dificuldades de concentração e rendimento, produzindo menos do que ele realmente é capaz.
Já alguém que dorme bem e consegue realizar de forma satisfatória todas as etapas do sono (sono leve fase 1, sono leve fase 2, sono profundo e REM) será uma pessoa bem-disposta e pronta para trabalhar em sua máxima potência.
Sono e produtividade: O papel dos gestores nas empresas
Aqui podemos lidar em duas frentes, primeiro alertando sobre a necessidade dos gestores de se atentar à qualidade do seu próprio sono. Isso porque, sabemos que cargos de liderança costumam ser exaustivos e estressantes por, muitas vezes, terem um nível de responsabilidade e demandas muito altas. Então, cuidar da própria saúde é o ponto de partida. Você como líder, precisa estar bem para conseguir gerir sua equipe da maneira correta e extrair o melhor de cada membro do seu time.
O ponto seguinte é observar os colaboradores para identificar possíveis problemas que possam relacionar a baixa produtividade com a má qualidade do sono. Embora existam limites para a interferência da empresa na vida de seus funcionários, estar aberto para diálogos e acolhimento é importante.
Isso vale para que se possa encaminhar, quem necessite, aos tratamentos corretos e disponíveis quando falamos em qualidade do sono. Afinal, existem muitas possibilidades para impactar as noites mal dormidas, entre elas temos insônia, apneia, ronco, sonambulismo, entre outros distúrbios e patologias.
Por isso, é muito importante observar comportamentos e procurar ajuda médica especializada para um diagnóstico preciso e tratamento correto.
Sono e produtividade: Dicas para dormir melhor
A Associação Brasileira do Sono – ABSONO lançou uma cartilha com recomendações de rotina para auxiliar no processo do sono neste período de pandemia, o que consequentemente, como vimos até agora, impacta a produtividade no ambiente profissional. Entre as principais dicas estão:
- Estabeleça uma rotina diurna;
- Estabeleça uma rotina noturna;
- Deixe a luz natural entrar pelas janelas dos cômodos;
- Cultive o contato consigo mesmo;
- Faça suas refeições em companhia;
- Cultive o contato com sua família;
- Invista tempo e energia nas suas redes de apoio.
Além disso, para dormir melhor você também pode:
- Evitar dispositivos eletrônicos próximo ao horário de dormir;
- Incluir alguns hábitos relaxantes na sua rotina noturna pelo menos 1 hora antes de dormir;
- Verificar a qualidade do colchão e travesseiro;
- Observar e entender qual a sua necessidade pessoal de sono;
- Evitar o uso de estimulantes como bebidas alcoólicas, café, chá preto, cigarro;
- Praticar atividade física com regularidade;
- Se alimentar de forma saudável;
- Praticar a medicina preventiva.
Investir em um sono de qualidade proporciona não só uma melhora na produtividade no ambiente de trabalho, mas também favorece todos os aspectos da vida. Uma pessoa que dorme bem é uma pessoa saudável!
Por Atracto
Você também pode gostar do artigo Alcoolismo e drogas nas empresas: Como orientar os colaboradores
Comentários