Uma empresa pode ser considerada um corpo, um organismo vivo, composto de diversos membros essenciais para o bom funcionamento. Em uma organização, diversos setores são necessários para ao final as metas serem batidas – e os resultados serem positivos.
A área financeira, comercial, de vendas, e compras, dentre outras, possuem seus papéis específicos, que devem ser bem executados com qualidade. Sem dúvidas, uma das mais importantes é a área de Recursos Humanos.
Esse setor tem diversas responsabilidades, lidando diretamente com o time, trabalhando pela harmonia geral do grupo e bem-estar. Além disso, o RH também é responsável por tarefas burocráticas referentes a registro e manutenção do capital humano da empresa.
Continue a leitura e entenda como o RH influencia na empresa – e, especificamente, como a resolução de problemas pode ser feita de forma assertiva.
Gestão de pessoas
Os recursos humanos, dentre várias atribuições, se tornam cada vez mais importantes nas organizações. Seu papel principal é recrutar, selecionar e alinhar os talentos que combinam com a cultura e objetivos da empresa.
O RH pode adotar uma abordagem mais estratégica, principalmente na captação e gestão de pessoal. Assim sendo, esse setor tem um papel essencial na melhoria do clima geral da corporação.
E como em toda convivência, existem alguns conflitos dentro dos negócios. Divergências são naturais quando existem diversas experiências, visões e opiniões sendo expostas diariamente.
Assim, essa se torna uma das principais tarefas do setor de recursos humanos. E para administrar essas delicadas situações existem diferentes caminhos.
Resolução de Conflitos: Como direcionar?
Discussões saudáveis, com respeito e liberdade de opinião dentro da empresa são muito importantes. Elas dão voz e ouvido ao time, enquanto agregam valor e inovação para as ideias e resoluções empresariais.
Mas existem perigos. Muitas vezes, uma ideia mal colocada, uma explicação mal interpretada ou um tom de voz mais alto, e pronto! Um conflito pode se iniciar. Quando há esse tipo de ocorrência, a situação precisa ser abordada o mais rápido possível, evitando dessa forma a instalação de um clima ainda pior.
Logicamente, a melhor gestão de conflitos sempre será a prevenção. E para isso, existem algumas ferramentas que ajudam a eliminar esses temidos gatilhos para conflitos, gerando um clima organizacional mais saudável.
Uma dessas opções é o feedback contínuo. Essa prática é indispensável para um gerenciamento de equipes, repassando informações sobre o desempenho de cada um.
Feedbacks precisam ser frequentes, detalhados, práticos e constar tanto os pontos altos, como os pontos a serem melhorados. Essa clareza de situação, tende a deixar os colaboradores mais seguros e um clima mais tranquilo e informal entre o time.
Uma boa comunicação é indispensável para isso. Se mostrar acessível e aberto à comunicação é ainda mais vital aos gestores e aos que possuem mais responsabilidades hierárquicas;
Para então estar sempre atualizado pelo que acontece entre a equipe e entender os níveis de satisfação entre cada um.
Ainda sobre a comunicação, uma tática utilizada em grandes empresas é o feedback anônimo. Que ocorre por meio de uma pesquisa de clima, entender individualmente o que cada um tem pensado e disponibilizar alguma ferramenta para que os funcionários possam se abrir e expressar opiniões sem precisar se identificar. E então o RH deve analisar como prosseguir com essas informações.
Com a estratégia certa e muita comunicação é mais do que possível fazer uma gestão de conflitos. O setor de recursos humanos atua como um mediador nesses casos, envolvendo todas as partes na solução do atrito e oferecendo um acompanhamento de qualidade no desdobramento.
O que vale no final das contas é assegurar um ambiente confortável, saudável e seguro emocionalmente aos colaboradores. A prioridade sempre deve ser o bem-estar de todos e a harmonia do ambiente.
Comentários