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Uma empresa pode ser considerada um corpo, um organismo vivo, composto de diversos membros essenciais para o bom funcionamento. Em uma organização, diversos setores são necessários para ao final as metas serem batidas – e os resultados serem positivos.

 

 A área financeira, comercial, de vendas, e compras, dentre outras, possuem seus papéis específicos, que devem ser bem executados com qualidade. Sem dúvidas, uma das mais importantes é a área de Recursos Humanos. 

 

Esse setor tem diversas responsabilidades, lidando diretamente com o time, trabalhando pela harmonia geral do grupo e bem-estar. Além disso, o RH também é responsável por tarefas burocráticas referentes a registro e manutenção do capital humano da empresa.

 

Continue a leitura e entenda como o RH influencia na empresa – e, especificamente, como a resolução de problemas pode ser feita de forma assertiva. 

 

Gestão de pessoas

 

Os recursos humanos, dentre várias atribuições, se tornam cada vez mais importantes nas organizações. Seu papel principal é recrutar, selecionar e alinhar os talentos que combinam com a cultura e objetivos da empresa. 

 

O RH pode adotar uma abordagem mais estratégica, principalmente na captação e gestão de pessoal. Assim sendo, esse setor tem um papel essencial na melhoria do clima geral da corporação.

 

E como em toda convivência, existem alguns conflitos dentro dos negócios. Divergências são naturais quando existem diversas experiências, visões e opiniões sendo expostas diariamente. 

 

Assim, essa se torna uma das principais tarefas do setor de recursos humanos. E para administrar essas delicadas situações existem diferentes caminhos.

 

Resolução de Conflitos: Como direcionar?

 

Discussões saudáveis, com respeito e liberdade de opinião dentro da empresa são muito importantes. Elas dão voz e ouvido ao time, enquanto agregam valor e inovação para as ideias e resoluções empresariais.

 

Mas existem perigos. Muitas vezes, uma ideia mal colocada, uma explicação mal interpretada ou um tom de voz mais alto, e pronto! Um conflito pode se iniciar. Quando há esse tipo de ocorrência, a situação precisa ser abordada o mais rápido possível, evitando dessa forma a instalação de um clima ainda pior.

Logicamente, a melhor gestão de conflitos sempre será a prevenção. E para isso, existem algumas ferramentas que ajudam a eliminar esses temidos gatilhos para conflitos, gerando um clima organizacional mais saudável.

 

Uma dessas opções é o feedback contínuo. Essa prática é indispensável para um gerenciamento de equipes, repassando informações sobre o desempenho de cada um. 

 

Feedbacks precisam ser frequentes, detalhados, práticos e constar tanto os pontos altos, como os pontos a serem melhorados. Essa clareza de situação, tende a deixar os colaboradores mais seguros e um clima mais tranquilo e informal entre o time. 

 

Uma boa comunicação é indispensável para isso. Se mostrar acessível e aberto à comunicação é ainda mais vital aos gestores e aos que possuem mais responsabilidades hierárquicas;

 

Para então estar sempre atualizado pelo que acontece entre a equipe e entender os níveis de satisfação entre cada um. 

 

Ainda sobre a comunicação, uma tática utilizada em grandes empresas é o feedback anônimo. Que ocorre por meio de uma pesquisa de clima, entender individualmente o que cada um tem pensado e disponibilizar alguma ferramenta para que os funcionários possam se abrir e expressar opiniões sem precisar se identificar. E então o RH deve analisar como prosseguir com essas informações.

 

Com a estratégia certa e muita comunicação é mais do que possível fazer uma gestão de conflitos. O setor de recursos humanos atua como um mediador nesses casos, envolvendo todas as partes na solução do atrito e oferecendo um acompanhamento de qualidade no desdobramento. 

O que vale no final das contas é assegurar um ambiente confortável, saudável e seguro emocionalmente aos colaboradores. A prioridade sempre deve ser o bem-estar de todos e a harmonia do ambiente.