Saúde é prioridade independente da idade, gênero ou profissão. Para o pequeno e médio empreendedor, escolher qual o melhor plano de saúde não é tão simples quanto parece. O mercado oferece muitas opções e a avaliação para decidir por uma dessas acaba se tornando uma tarefa confusa e complexa.
O empreendedor que está dedicado nessa avaliação, deve ter em mente alguns pontos primordiais para tomar uma boa decisão. É essencial estar atento ao atendimento que seus colaboradores receberão e principalmente a questão financeira. Com essas informações será possível calcular assertivamente o melhor custo-benefício que será vantajoso para o time sem prejudicar o caixa da empresa.
Como funciona o plano de saúde?
O plano de saúde ou seguro saúde, nada mais é do que um produto com normas e regras de acordo com as exigências da Agência Nacional de Saúde. Que provê cobertura para procedimentos médicos, esse órgão também exige uma listagem credenciada de hospitais, laboratórios e médicos especializados para garantir que o cliente receba qualquer atendimento necessário contratado.
De acordo com essa definição, produtos que oferecem apenas descontos em consultas e tratamentos, com cobertura inferior, não devem ser considerados plano de saúde.
Como escolher a melhor opção?
Ao analisar as possibilidades, existem questões que devem estar totalmente esclarecidas pelo contratante, para assegurar qualidade e nenhuma surpresa desagradável durante o contrato:
Período de Carência- A carência é o período em que se está impossibilitado de utilizar os procedimentos específicos do plano contratado por um tempo determinado. Escolha alguma, que não deixe você e seus colaboradores tanto tempo na espera.
Reputação- Verifique no índice de reclamações da ANS a posição da Operadora que você pretende contratar.
Perfil dos Colaboradores – Todos os colaboradores, independente da posição que ocupa na empresa usufruirão do mesmo plano? Se sim, tenha certeza que o valor diminuirá de acordo com o tamanho do grupo. Agora, se a resposta for negativa, tenha isso bem explicado no contrato e no preço a ser pago.
Tipo de acomodação – Qual oferecerá maior conforto? Para internação, será oferecido apartamentos individuais ou enfermarias com outros pacientes? com relação ao acompanhante? Qual te possibilita maior bem estar? Essas respostas farão grande diferença em caso de internações, cirurgias, entre outros casos mais complexos.
Abrangência – Se informe quais hospitais, consultórios e laboratórios, seu plano de saúde atende. A distância desses pontos de atendimento da sua empresa e principalmente a qualidade desses lugares e de seus profissionais, no final, essas são as informações que mais influenciarão na hora da tomada de decisão.
Com essas respostas em mente, agora é só observar suas opções, calcular suas possibilidades financeiras e decidir por aquela que oferecer maior custo-benefício.
Próximo passo
Agora que já sabe como optar por um plano de saúde de ótima qualidade para você e seus empregados, escolha os melhores para esse próximo passo. Nós da Aliatta, oferecemos consultoria de alto nível para atender suas demandas e trazer opções que se adequam a sua realidade hoje. Conte com nosso time de especialistas e tome as melhores decisões em prol da sua vida.
Comentários