Escolha uma Página

Você sabe o que realmente significa qualidade de vida? E sabe dizer qual a relação com a saúde? Pois fique com a gente nesse artigo, vamos te contar tudo o que você precisa saber. Afinal, nunca esses dois temas tiveram tão em evidência no cenário mundial como agora! Entender como eles impactam sua vida para melhor pode ser o conforto que você está há alguns meses buscando. 

O conceito de qualidade de vida em si é um pouco complexo de exemplificar, mas muito provavelmente ao ouvir essa expressão, muitas imagens e sensações positivas se criaram em sua mente. Você deve ter se imaginado feliz, realizando atividades que te dão prazer e te deixam alegre, com vitalidade e disposição para viver. 

Podemos dizer que está tudo relacionado com se sentir bem, seja em seu trabalho, com a família e também com sua saúde física e mental, mas vamos à definição pura e simples. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) qualidade de vida é: 

“A percepção que um indivíduo tem sobre a sua posição na vida, dentro do contexto dos sistemas de cultura e valores nos quais está inserido e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”.

Ou seja, está tudo associado a como você se sente em relação à vida e tudo o que ela contempla como saúde, situação financeira, meio social em que vive, relações interpessoais, valores éticos, culturais e religiosos, autoestima elevada, satisfação com sua rotina (presente) e com o que enxerga para o futuro. 

NÃO CONFUNDA QUALIDADE DE VIDA COM PADRÃO DE VIDA

Estar em um patamar de bem-estar, nada tem a ver com as condições financeiras que o indivíduo possui. Embora algumas pessoas só se sintam realizadas e plenas a partir da quantidade de dinheiro que contabilizam no banco, no geral a realidade é outra. Este fator pode sim proporcionar conforto e momentos de alegria, mas não é o cenário determinante. 

Padrão de vida é uma métrica que calcula a quantidade de renda e bens que uma pessoa possui, já a qualidade de vida é como você se sente independente disso. Fica aqui inclusive um ponto para sua reflexão: você é daquelas pessoas que acredita que dinheiro traz felicidade ou do grupo que se encanta com as coisas simples da vida? 

SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA

Agora o que não dá pra negar é que saúde e qualidade de vida andam lado a lado, uma está diretamente ligada à outra. Não vai dar para dizer que você se sente bem se sua saúde estiver debilitada. 

Por esse motivo é de total importância que você se organize e se habitue a cultivar hábitos que prezam pela conquista e manutenção da saúde, só estando saudável fisicamente e mentalmente você poderá ter uma qualidade de vida satisfatória. 

SAÚDE FÍSICA

É tudo que envolve a saúde do seu corpo físico como, por exemplo, capacidade de locomoção, alimentação, respiração, realização das atividades funcionais do dia a dia e também da potência do seu organismo interno de cumprir com suas funções de maneira natural. 

SAÚDE MENTAL

São aspectos relacionados ao psicológico e emocional. Podemos dizer que aqui é contemplada questões ligadas ao estresse, ansiedade, depressão, burnout, entre outras patologias. O que impacta diretamente no comportamento com o mundo externo e consigo. 

COMO CULTIVAR A SAÚDE PARA CONQUISTAR QUALIDADE DE VIDA?

Existe uma série de tomadas de ações que você pode realizar para se manter saudável e consequentemente conquistar a qualidade de vida que você tanto deseja. A Carta de Ottawa é um dos principais documentos sobre a promoção da saúde, divulgada em 1986, e nos traz uma visão muito importante e interessante sobre o assunto.

Segundo ela as condições e os recursos fundamentais para a saúde são: paz, habitação, educação, alimentação, renda, ecossistema estável, recursos sustentáveis, justiça social e equidade. O incremento nas condições de saúde requer uma base sólida nestes pré requisitos básicos. 

E ressalta: “A saúde é o maior recurso para o desenvolvimento social, econômico e pessoal, assim como uma importante dimensão da qualidade de vida. Fatores políticos, econômicos, sociais, culturais, ambientais, comportamentais e biológicos podem tanto favorecer como prejudicar a saúde. As ações de promoção da saúde objetivam, através da defesa da saúde, fazer com que as condições descritas sejam cada vez mais favoráveis.”

Queremos com isso te mostrar o quão importante e fundamental para a nossa vida é esse assunto. Sabemos que para alguns dos fatores citados não temos controle direto, mas em contrapartida, observamos que outros dependem exclusivamente de nós e é sobre eles que falaremos a seguir. Vamos apresentar algumas dicas de como cuidar da sua saúde e conquistar a qualidade de vida tão desejada. 

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Este é um fator que merece nossa total atenção. Já ouviu aquela frase, nós somos o que comemos? Pois é, precisamos ficar bem atentos quando o assunto é o que colocamos para dentro do nosso corpo. Os alimentos nada mais são do que o combustível que vai mover a máquina (nosso corpo), logo é necessário estarmos atentos aos nutrientes que realmente precisamos e o que de fato estamos entregando. 

Em um mundo onde a comida industrializada está cada vez mais presente, fazer opções saudáveis pode parecer um desafio e tanto, mas tenha certeza que é possível. Você pode começar por medidas simples como a diminuição da ingestão de açúcar e gorduras trans e aumentar o consumo de verduras, legumes e frutas. E o mais importante, beba água, hidrate-se sempre!

ATIVIDADE FÍSICA

Como comentamos anteriormente, nosso corpo é uma máquina e que não nasceu para ficar parada. Precisamos de uma vez por todas, nos conscientizar da importância de realizarmos algum tipo de atividade física. Esse ponto é essencial para a promoção da saúde. 

A dica aqui é encontrar algo que você goste e que te dê prazer, cada dia mais os profissionais dessa área estão desenvolvendo modalidades para todos os tipos de gostos, idades e bolsos. Com certeza você vai encontrar algo que agrade. Pode ser uma caminhada, musculação, natação, yoga, pilates, as possibilidades são muitas. Consulte um educador físico e comece a se mexer já.  

MEDICINA PREVENTIVA

Não deixe para procurar um médico só quando estiver doente. A medicina preventiva, como o próprio nome diz, existe para prevenir doenças. Veja um exemplo, fazendo inclusive, um link com a alimentação saudável citada logo acima:

“Você não costuma se alimentar bem e isso já acontece há muitos anos, mas sabe que uma má alimentação pode ser o primeiro passo para doenças graves como diabetes, hipertensão e até problemas no coração. Para evitar que a situação chegue a esse ponto, resolve equilibrar sua maneira de comer através de uma reeducação alimentar, mas para isso, precisa de uma ajuda profissional. É aí que entra o nutricionista. Você agenda uma consulta e tem um atendimento exclusivo, pautado nas suas necessidade, além é claro de um acompanhamento contínuo, para que juntos possam garantir que você esteja e se mantenha saudável. 

Essa situação que narramos é um exemplo clássico de como utilizar a medicina para se precaver de doenças.” – Trecho do artigo Você sabe a diferença que um plano de saúde faz na vida da sua família?

CONTATO COM A NATUREZA

Pode parecer meio piegas, mas estar em contato com a natureza ajuda a elevar e fortalecer a imunidade do seu corpo e consequentemente prevenir doenças. Tire um tempinho durante o seu dia para sentir essa energia, pode ser andar descalço em um gramado, cuidar de alguma planta, passear em uma praça ou parque perto de onde você mora ou trabalhe. Experimente, você vai se surpreender, se sentir mais leve e feliz, pode acreditar. 

Como tudo na nossa vida cultivar a saúde e qualidade de vida também é um hábito que pode ser incorporado em sua rotina. Faça tudo o que estiver ao seu alcance e sinta os resultados. Cuidar do seu bem-estar é de sua responsabilidade e as ferramentas para te ajudar estão disponíveis e ao seu alcance. É só começar.

Por Atracto

 

Você também pode gostar do artigo Plano de saúde para PJ: dicas para contratar