Seguro de vida para colaboradores: necessário ou supérfluo?
Quando o assunto é contratação de benefícios para sua empresa, existe um leque de possibilidades que podem ser agregadas em um pacote. E entre tantas opções está o seguro de vida, muitas vezes subestimado, porém, de suma importância. E é sobre ele que falaremos a seguir.
Como já falamos por aqui, os benefícios oferecidos aos colaboradores têm sido usados como diferenciais para atrair bons funcionários e reter talentos. Tarefa que a cada dia se torna mais desafiadora em um mercado em crescente competitividade.
E o seguro de vida é uma opção bem avaliada pelos profissionais, uma vez que traz tranquilidade em relação ao amparo de sua família em caso de falecimento ou em situações que o impeçam de realizar as suas atividades profissionais.
Mas existe um outro grupo de profissionais que dispensam o seguro de vida, pelo simples fato de não entenderem direito quais as suas vantagens na prática, desperdiçando uma excelente oportunidade de aderir algo que impacta diretamente a sua vida, dentro e fora da empresa.
Vamos entender o que é o seguro de vida para colaboradores
O seguro de vida para os colaboradores é também chamado de seguro de vida empresarial ou corporativo, e é uma modalidade de seguro de vida em grupo com foco em funcionários de um mesmo negócio.
Seu objetivo principal é proteger e preservar o capital humano que compõe a sua empresa.
O seguro de vida para colaboradores não é obrigatório
Existem muitas dúvidas sobre a obrigatoriedade da empresa em oferecer o seguro de vida empresarial dentro do pacote de benefícios, por isso, vale ressaltar que por lei, ele não é obrigatório para todas as profissões. O que acontece é que, dependendo da categoria, a convenção coletiva pode exigir da empresa, isso acontece por exemplo em comércio de alimentos de varejo, algumas indústrias, construção civil, entre outras.
Na dúvida em relação à sua empresa, o ideal é que seja consultado um advogado trabalhista para evitar qualquer irregularidade e futuras autuações e multas.
Como funciona o seguro de vida para colaboradores
O seguro de vida é um produto, que assim como outros benefícios, possui características de contratação que podem ser adaptadas às necessidades de cada organização. Será necessário que o gestor de RH faça uma avaliação completa do perfil de colaboradores para que possa iniciar um estudo e planejamento sobre a melhor opção de seguro de vida para a empresa.
Isso porque, um pacote de seguro vai muito além de uma indenização em caso de falecimento, ele pode ser amplo e oferecer outras soluções. Como por exemplo:
- Assistência funerária: auxilia a família do colaborador com os processos burocráticos e gastos do funeral em casos de falecimento;
- Prêmio em vida adiantado: utilizado em casos de doenças terminais ou crônicas que são desenvolvidas pelo colaborador, existindo a possibilidade de adiantar o pagamento da indenização para a família ainda em vida;
- Assistência emergencial: essa cobertura tem como finalidade amparar os colaboradores em casos de viagens nacionais ou internacionais feitas a trabalho;
- Despesas médicas e odontológicas: que podem ser usadas em caso de acidentes;
- Incapacidade temporária por acidente: é utilizada quando o colaborador segurado sofre um acidente e precisa ser afastado do trabalho temporariamente. Neste caso, o seguro permite que ele receba uma renda diária.
É possível escolher a cobertura básica que atende casos de morte e invalidez por doença ou por acidente ou a opção mais completa que agrupa todos os ítens citados acima.
Como contratar um seguro de vida para colaboradores
Após o estudo e avaliação de perfil dos colaboradores feito pelo departamento de recursos humanos é chegada a hora de verificar as empresas disponíveis no mercado que comercializam este tipo de benefício.
Além de analisar questões relacionadas à idoneidade é preciso identificar o valor de investimento para a contratação e as formas de pagamento. Existem algumas opções como o pagamento total do benefício feito pela empresa, dividido com o funcionário ou repassado a ele o valor integral.
O indicado é contar com o auxílio de um profissional para ajudar nesta etapa de análise e contratação. Uma vez que este processo é feito de forma inteligente, existe a possibilidade de redução de custos e economia para a empresa.
Conclusão
Investir em seguro de vida para os colaboradores coloca seu negócio em um patamar competitivo pelos melhores profissionais, traz segurança e tranquilidade para que sua equipe trabalhe motivada e pode significar uma redução de custo, inclusive com vantagens fiscais no pagamento do Imposto de Renda.
É com certeza uma excelente opção para sua empresa e para toda sua equipe.
Por Atracto
Você também pode gostar do artigo Tudo sobre contratação de planos de saúde para PME
Comentários