Escolha uma Página

Se tem um assunto que ainda hoje gera muitas dúvidas é sobre plano de saúde no Brasil e todas as questões que envolvem esse mundo, como custo e benefícios, prazo de carência, de que forma contratar, qual o melhor perfil de produto, rede credenciada, laboratórios, entre outros. Pensando nisso, resolvemos esclarecer algumas dessas dúvidas para te ajudar a entender melhor o tema. 

O Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS) solicitou ao IBOPE uma pesquisa onde foi revelado que o plano de saúde é o terceiro maior desejo dos brasileiros, ficando atrás somente da educação e casa própria. Ou seja, trata-se de algo de total relevância à população. 

ENTENDENDO O CONCEITO DE PLANO DE SAÚDE

Para a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) um plano de saúde baseia-se em um contrato de prestação continuada de serviços ou cobertura de custos assistenciais a preço preestabelecido ou pós-estabelecido, por prazo indeterminado, e com a finalidade de garantir, sem limite financeiro, a assistência à saúde, pela faculdade de acesso e atendimento por profissionais ou serviços de saúde livremente escolhidos mediante pagamento direto ao prestador, por conta e ordem do consumidor. 

Resumindo, trata-se de um produto comercializado pelas chamadas operadoras de saúde (empresas que prestam o serviço de assistência médica) ao qual é garantido direitos ao atendimento médico de acordo com o tipo de contrato escolhido pelo beneficiário. 

SOBRE A COBERTURA DO PLANO DE SAÚDE

O tipo de cobertura do plano de saúde irá depender do perfil de produto escolhido. Eles podem ser básicos, delimitando a prestação de serviços, ou mais amplos que contemplam um atendimento mais completo.

A ANS é a agência reguladora das operadoras de saúde e existe justamente para criar e fiscalizar determinações, tudo para garantir que deveres e direitos tanto das empresas, quanto dos beneficiários possam ser respeitados. 

Quando o assunto é cobertura de um plano, existe uma regulação dentro da Lei dos planos de saúde chamada de ROL da ANS que estabelece os seguintes critérios: 

No caso de urgências e emergências: 

  • Assistência médico-ambulatorial e/ou  hospitalar, compreendendo partos e tratamentos realizados no Brasil;
  • Padrão de acomodação em enfermaria ou apartamento;
  • UTI ou similar, quando necessária a internação hospitalar. Seguindo o padrão das doenças listadas na Classificação Estatística Internacional de Doenças e problemas Relacionados com a Saúde da OMS.

Exemplos em caso de especialidades médicas:

  • Psicologia – 40 sessões ano;
  • Fonoaudiologia – até 24 sessões ano;
  • Terapia ocupacional –  40 Sessões ano;
  • Nutricionista – até 12 sessões ano.

E também existem coberturas determinadas referente à necessidade de transplante: 

  • Rim;
  • Córnea;
  • Autólogos;
  • Medula óssea.

Há também as conhecidas coberturas ditas como não-obrigatórias, aquelas que irão variar de operadora para operadora e plano para plano que inclui: 

  • Homecare; 
  • Transporte aeroterrestre;
  • Seguro remissão;
  • Auxílio funeral.

SOBRE OS PRAZOS DE COBERTURA

Existem algumas determinações de acordo com cada situação, mas podemos citar 3 prazos gerais: 

  • 24 horas: casos de urgência ou emergência;
  • 300 dias: partos;
  • 180 dias: demais situações.

Quanto aos valores, podem variar de uma média entre R$150,00 (cento e cinquenta reais) e mais de R$8.500,00 (oito mil e quinhentos reais). 

E justamente por se tratar de um investimento significativo dentro das despesas familiares e empresariais, e por serem oferecidas tantas opções no mercado, que contar com o auxílio de uma consultoria de saúde especializada se faz necessário. 

Inclusive, esse é o trabalho da Aliatta: te ajudar no processo de identificação e aquisição de um plano de saúde que atenda às suas necessidades em todos os âmbitos, físicos, emocionais e financeiros. 

COMO CONTRATAR UM PLANO DE SAÚDE? 

Para contratar um plano de saúde existem hoje algumas possibilidades: entrar em contato direto com a operadora de sua preferência ou contar com o auxílio de uma consultoria de saúde de alta performance, que é, claro, o mais indicado.

Isso porque ela fará um amplo estudo sobre as suas necessidades para poder detectar qual o produto é mais indicado ao seu perfil, minimizando insatisfação e proporcionando um suporte que atenda às suas expectativas. 

E vale lembrar que nesse processo existem muitos trâmites burocráticos que podem ser facilitados por profissionais especializados. Além de você continuar recebendo um suporte pós-contratação. Ou seja, apoio antes, durante e depois da sua escolha. 

TIPOS DE PLANOS DE SAÚDE

Você sabia que existem diferentes planos e muito mais que isso, eles possuem variações e características únicas? Só para você ter uma ideia, vamos lhe apresentar alguns deles:

Individual – Ideal para atender as necessidades de apenas uma pessoa. Normalmente usado para quem não tem ou não deseja constituir uma família. Qualquer pessoa física pode adquirir esse tipo de plano.

Familiar – Como o próprio nome diz é ideal para uma família e independe do números de membros que ela compõe. A vantagem nesse caso é que ele acaba saindo muito mais em conta do que se cada uma das pessoas optasse em fazer um plano individual. 

Coletivo por adesão – Aqui estamos falando de planos para pessoas que compartilham afinidades em suas áreas de atuação profissional. Será exigido um vínculo com alguma entidade de classe, sindicato ou instituição representante. 

Coletivo empresarial – Como o próprio nome sugere é aplicado para empresas que desejam assegurar seus funcionários. O vínculo empregatício será obrigatório no ato da contratação. 

MEI – Uma categoria destinada exclusivamente para os Microempreendedores individuais que possuem um funcionário contratado.  – Saiba mais sobre o trabalho de uma consultoria de saúde CLICANDO AQUI

CONCLUSÃO

Existem muitas questões que cercam o universo dos planos de saúde e suas contratações. São muitos detalhes, direcionamentos legais, variáveis com base em perfil de escolha, processos administrativos e burocráticos… Coisas que fazem as dúvidas aparecerem aos montes. 

E para eliminar qualquer insegurança e ter um resultado certeiro na escolha, contar com um suporte profissional durante todas a etapas, como pudemos ver, faz toda a diferença. 

Não deixe que as incertezas sobre o assunto te paralise e te impeça de concretizar a aquisição de algo tão importante para a manutenção da vida e da saúde. Faça isso hoje mesmo, se desejar estamos à disposição para uma consulta gratuita que pode ser feita de maneira online para a sua maior comodidade e segurança. 

Por Atracto

 

Você também pode gostar do artigo Mitos e verdades sobre os planos de saúde