A ginástica laboral é essencial para garantir o bem-estar dos colaboradores e minimizar doenças e desconfortos físicos e mentais decorrentes das atividades do trabalho. E mesmo, com o funcionamento de grande parte das empresas em home office, a prática se faz necessária.
Entendendo o que é ginástica laboral
A ginástica laboral é um tipo de atividade física realizada no ambiente de trabalho e tem como objetivo central promover a saúde do colaborador e evitar doenças ocupacionais, resultantes do processo de trabalho, ou seja, ligadas às condições da atividade profissional que o trabalhador desempenha.
Hoje um dos grandes desafios é incorporar a prática na rotina de trabalho home office ou híbrido (que mistura a realização da atividade parte na empresa, parte de forma remota).
Mas com incentivo e orientações corretas é possível adequar exercícios para todos os cenários.
Existem algumas modalidades dessa prática com características e objetivos específicos.
São elas:
Ginástica Preparatória: que visa preparar o corpo para a jornada de trabalho;
Ginástica Compensatória: usada como uma pausa no expediente;
Ginástica de Relaxamento: indicada no final do dia;
Ginástica Preventiva: feita para prevenir lesões e doenças;
Ginástica Corretiva: corrige os efeitos negativos causados pelo desenvolvimento da atividade de trabalho.
Entre as principais vantagens da ginástica laboral, podemos citar:
Aumento da produtividade;
Melhor integração da equipe no trabalho;
Diminuição dos índices de afastamento e doenças ocupacionais;
Aumento da satisfação e autoestima dos funcionários.
Como inserir a ginástica laboral no home office
O home office é um convite a longas horas de sedentarismo. Por isso, é de fundamental importância desenvolver ações que incentivem o movimento corporal e a prática da ginástica laboral durante a jornada de trabalho.
Uma das primeiras medidas, pode ser a criação de um informativo com sugestões de alongamentos simples que podem ser feitos antes de iniciar o trabalho, no meio do dia e ao final das atividades. Criar alguma campanha de incentivo como forma de garantir que essa atividade seja colocada em prática também é uma boa saída.
A empresa também pode investir em aulas online com horários pré-determinados de ginástica laboral, alongamento ou algo que possa ser realizado pela equipe. É até uma maneira de manter todos conectados em um ambiente mais descontraído.
A prática da ginástica laboral promove a melhora não só no desempenho durante o trabalho, mas também auxilia na saúde mental e qualidade do sono!
Dicas de exercícios para serem feitos em casa
Separamos alguns vídeos que disponibilizam gratuitamente alguns exercícios que podem ser praticados durante o trabalho home office:
Prepare o seu corpo para uma jornada de trabalho home office:
Mantenha a sua energia e produtividade em alta durante o expediente:
*fonte canal NAMU.
Conclusão
Investir e incentivar a prática da ginástica laboral, além de demonstrar interesse com a preservação da saúde dos funcionários, fomenta a produtividade, o que gera, consequentemente, mais resultados para a empresa. Todos são beneficiados.
Invista na promoção da saúde de seus colaboradores e tenha resultados positivos na empresa.
Por Atracto
Você também pode gostar do artigo Saúde mental: Como cuidar dos colaboradores
Comentários