Conflitos no trabalho remoto: você sabe como conduzi-los da melhor maneira na sua empresa?
Entre tantos desafios enfrentados com a implementação do trabalho remoto está a mediação de conflitos, que não deixaram de existir só porque o trabalho está sendo realizado à distância, agregando mais um item na lista dos gestores.
E embora no primeiro momento possa haver uma certa resistência e dúvida sobre o tema, vamos mostrar que se bem planejado, mediar os antigos e novos conflitos, mesmo no trabalho home office é possível.
Sabemos que para grande parte dos profissionais, o trabalho remoto, mesmo que bem aceito, já traz de cara o grande desafio de conciliar a rotina de trabalho com a familiar, o que é potencializado para quem está com crianças em casa também.
Além disso, se não houver uma autodisciplina bem desenvolvida, as chances de trabalhar mais horas que a rotina habitual do escritório são grandes, sem falar em desafios potencializados pela comunicação que passam a ser cem por cento remota, avaliações de desenvolvimento e produtividade que podem ficar comprometidas com a distância, resoluções de problemas entre outros fatores geradores de estresse.
Conflitos no trabalho remoto
1 – Um dos primeiros conflitos que podem surgir por conta do despreparo da própria empresa é simplesmente mandar os funcionários para casa sem nenhum planejamento, organização e suporte e esperar que os mesmos desempenhem suas funções com a mesma produtividade e resultados é um erro.
Com toda certeza haverá um desalinhamento entre expectativa e realidade que podem resultar em conflitos que atrapalham a realização do trabalho.
2 – Excesso de sistemas internos e de processos burocráticos que funcionavam bem dentro das organizações podem não responder da mesma maneira no home office, ocasionando atrasos de entregas e ruídos em resoluções de problemas que precisam de respostas rápidas.
3 – Falta de empatia e flexibilidade por parte das empresas pode ser um grande gerador de conflito, principalmente por estarmos falando de um trabalho remoto que foi migrado sem planejamento e com pouco tempo para adaptação.
Além disso, é preciso levar em conta que além do seu colaborador, todos os outros moradores da casa também estão, em sua grande maioria, no mesmo esquema de trabalho, assim como seus vizinhos. E claro, não podemos esquecer das crianças.
Ou seja, um cenário bem propício ao caos e que exige muito fisicamente e psicologicamente de todos os envolvidos.
Como mediar os conflitos no trabalho remoto
1 – Em primeiro lugar é preciso que a empresa se organize para este estilo de trabalho, fornecendo o suporte necessário para que as tarefas de todos os colaboradores possam ser realizadas de maneira remota.
Isso vale tanto para a infraestrutura, quanto para o alinhamento de expectativas de entrega. Forneça tudo o que o colaborador precisa para trabalhar, computadores, celulares, acesso à internet, sistema interno e deixe claro os resultados esperados para que não haja má interpretação.
2 – Tente unificar os processos em um único sistema de fácil acesso e que dispense atualizações constantes e a intervenção de um especialista em softwares. Ou seja, que todos os funcionários consigam trabalhar com autonimia.
Além disso, minimize a burocracia para tomadas de decisões e resolução de problemas. Definir apenas um responsável por assunto ou setor, já pode ser uma excelente alternativa para acelerar o trabalho e minimizar conflitos.
3 – Seja um gestor flexível, pode ser que alguns horários de reuniões coincidam com a aula online do filho de um colaborador ou que durante a conferência o carro do ovo esteja passando ou o vizinho esteja com o som alto.
Ter sensibilidade para entender este momento que todos estão passando será fundamental para evitar conflitos que, muitas vezes, fogem ao controle de todos os envolvidos. Talvez seja preciso reagendar a reunião ou resolver tudo por e-mail. Tenha essa abertura.
Como mediar conflitos no trabalho remoto – Conclusão
O trabalho remoto não é um esquema de trabalho novo, ele vem sendo testado desde a década de 80 e usado por muitos profissionais que durante a jornada profissional foram se adaptando e refinando seus processos para que ele funcione.
Mas exigir isso repentinamente, principalmente quando não foi uma decisão partida da empresa, pode e gera muitos conflitos até que tudo esteja alinhado.
É necessária muita paciência tanto dos gestores, quanto dos colaboradores para lidarem com os ruídos e desafios dessa nova fase. E a comunicação clara, franca e aberta é, sem dúvida nenhuma, a principal ferramenta.
Com medidas simples é possível minimizar os mais variados conflitos no trabalho remoto e colher resultados satisfatórios e positivos do trabalho.
Por Atracto
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