Alcoolismo nas empresas: sua empresa está preparada para auxiliar um colaborador?
Está chegando o Dia Nacional de Combate às Drogas e ao alcoolismo, data que nos remete a importância da implementação de ações para auxílio aos dependentes químicos que precisam lidar com esse enorme desafio no dia a dia.
Os sintomas de uma pessoa que tem problemas com alcoolismo e drogas começam a se manifestar em vários espaços de convívio social e um deles é o ambiente de trabalho.
O intenso vício interfere no bom relacionamento com os colegas, impactam negativamente na produtividade do profissional, prejudicando, não só a sua performance, mas o desempenho de toda a empresa.
As dificuldades enfrentadas pelos gestores ao lidar com essa situação e as formas de implementar políticas para combater e minimizar os efeitos do alcoolismo e drogas na empresa, visando preservar a saúde dos colaboradores e do seu negócio, são algumas das questões que desafiam o setor corporativo nestes casos e serão abordadas no post de hoje.
Além disso, mostraremos o que diz a legislação e a importância de um plano de saúde como um aliado neste quesito. Confiram!
Qual o impacto das drogas no mercado de trabalho?
O uso de álcool e drogas na empresa pode resultar em consequências negativas, não só para a saúde do profissional, mas também para a organização de uma forma geral.
Entre as principais consequências estão a queda na performance profissional, problemas de comportamento, colocar em risco a segurança dos demais colaboradores, criar uma imagem negativa, desprestigiando a organização, entre outros aspectos.
Quais fatores contribuem para o uso de drogas no ambiente de trabalho?
Pode parecer bobagem, mas às vezes o próprio ambiente organizacional contribui para que o profissional se torne um refém do vício. Entretanto, como este é um fator difícil de perceber, ele pode não ser notado.
Um chefe mal humorado, desentendimentos com colegas de trabalho, competição extremamente acirrada, rotina estressante, enfim, tudo isso, somado a problemas com família ou até mesmo pessoas doentes em casa, pode fazer com que o indivíduo mergulhe ainda mais na dependência.
O que diz a legislação sobre drogas no ambiente funcional?
No que se refere ao aspecto jurídico, não existe uma regra específica que defina claramente as diretrizes sobre como lidar com este problema, ficando assim a critério do empregador a decisão de implementar ações neste sentido.
Entretanto, existe a Norma Regulamentadora 7 (NR-7), que estabelece para o empregador a obrigatoriedade de aplicação de tais políticas por meio da consolidação do Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional (PCMSO).
Este mecanismo visa promover ações de preservação da saúde de todos os trabalhadores, através de exames periódicos obrigatório, porém não traz determinações claras em relação a dependentes químicos.
De qualquer forma, independente do que prevê a legislação é imprescindível a implementação de tais medidas no âmbito empresarial, buscando alertar para os perigos do uso de tais substâncias, não só para a saúde, mas para a carreira profissional.
Quais os sinais de alerta desta situação dentro da empresa?
Alguns sintomas de comportamento são comuns aos profissionais que têm lida com essa questão e eles podem ser identificados no dia a dia. Veja alguns deles:
Ausências durante o trabalho: os colaboradores costumam se atrasar frequentemente após o almoço ou sair dos seus locais de trabalho para ir ao banheiro, estacionamento, etc;
- Absenteísmo: ou situações consideradas como faltas não autorizadas, licenças excessivas por doenças, faltas com ou sem comprovação médica, entre outras situações;
- Acidentes de trabalho: uso inadequado de equipamentos de proteção individual e relatos de acidentes dentro e fora do trabalho podem ser sinais de alerta;
- Queda de produtividade: atrasos na execução de tarefas ou atendimento inadequado aos compromissos, desculpas ou dificuldades em reconhecer erros, desperdícios de materiais e matéria-prima;
- Relacionamento interpessoal: mudanças de comportamento perante aos colegas, reação fora do comum a críticas e sugestões, empréstimo de dinheiro e endividamento;
- Hábitos pessoais: descuido com a higiene e aparência pessoal, apresentar-se bêbado e cheirando a álcool, mudança de comportamento após os intervalos de almoço.
O que fazer quando confirmada a dependência química de um funcionário?
Uma vez identificadas tais situações a orientação é que o empregador encaminhe o profissional para a medicina do trabalho ou assistência social, visando adotar medidas preventivas cabíveis.
A orientação é que ele seja afastado de suas funções por motivo de doença, porque aí ele poderá receber remuneração correspondente aos primeiros 15 dias de afastamento. Posteriormente, o profissional passará a ser contemplado pelo sistema previdenciário, onde o seu caso será de responsabilidade do sistema de saúde.
Vale lembrar que a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) estabelece como considerada falta grave o profissional se apresentar com sinais de embriaguez no trabalho, podendo este colaborador ser demitido por justa causa.
Entretanto, a orientação nos casos de dependência química é esgotar todas as possibilidades de auxílio a este trabalhador, buscando preservar a sua integridade física. Somente nas situações em que todas as tentativas não surtirem efeito, a recomendação é que o gestor opte pelo desligamento.
Qual a importância do plano de saúde neste momento?
Contar com uma assistência em saúde eficaz nestes momentos de intensa necessidade é essencial, principalmente nestes casos envolvendo o uso de drogas, que é quando a pessoa fica extremamente vulnerável e com dificuldades para lutar contra o vício.
Por isso, além dos mecanismos ligados à assistência social e medicina do trabalho, uma das formas das empresas ajudarem a pessoa nesta situação é viabilizando acesso a atendimento médico de qualidade.
Atualmente, existem modalidades de planos extremamente acessíveis a empreendedores e funcionários, o que permite oferecer maior cuidado aos colaboradores, cuidando de sua saúde e bem-estar em um momento tão difícil.
Você pode contar com auxílio de uma consultoria de saúde para orientação de produtos que contemplem todas as necessidades para ajudar colaboradores.
Agora que você já sabe a importância de assistir os profissionais, implementando políticas de promoção da saúde no seu negócio, que tal saber mais sobre como aplicar essas ações no dia a dia?
Por Atracto
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