A SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho é uma ação organizada dentro das empresas que tem como principal objetivo promover atividades como foco na conscientização sobre prevenção dos acidentes e doenças no ambiente de trabalho.
De acordo com a Norma Regulamentadora nº 5, a SIPAT deve acontecer anualmente nas empresas. E este movimento é de extrema importância para fomentar práticas de segurança e bem-estar em todos os setores que compõem o seu negócio.
É uma forma de mostrar aos colaboradores a dinâmica da empresa nas mais variadas atividades e a importância e responsabilidade que cada um também possui para tornar seu trabalho mais seguro, prevenindo acidentes durante a execução de suas atividades e doenças do trabalho.
Legislação SIPAT
Prevista na Portaria N° 3.214, NR 5, item 5.16 letra “O” a legislação SIPAT trata-se de: “Promover, anualmente, em conjunto com o Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT)”.
Como realizar uma SIPAT na sua empresa
A SIPAT é um evento anual que acontece durante uma semana, contemplando diversas atividades como palestras, treinamentos, workshops, entre outras, com o objetivo de conscientizar sobre prevenção dos acidentes e doenças no ambiente de trabalho.
Para que a SIPAT na sua empresa seja um sucesso existem alguns caminhos que podem ser adotados para facilitar a realização deste evento de forma proveitosa e tranquila.
Veja a seguir algumas dicas sobre o que precisa ser feito para organizar a SIPAT:
1 – Crie um planejamento com antecedência:
Este é sem dúvida, o primeiro e principal passo para garantir que seu evento seja um sucesso. Planejar com o máximo de antecedência possível vai te ajudar a calcular o orçamento necessário, escolher o espaço onde será realizada a SIPAT e te ajudará a realizar os passos a seguir;
2 – Forme uma equipe organizadora:
Você vai precisar formar uma equipe organizadora que será responsável por fazer o evento acontecer. Essa equipe pode ser formada por colaboradores de diversos setores, o que vai ajudar, inclusive a incluir todos neste movimento.
Não esqueça de definir um organizador central e dividir a equipe em grupos. Dessa forma o planejamento e desenvolvimento da SIPAT fica mais organizado e com chances menores de erros.
3 – Escolha um tema para nortear a SIPAT:
Todo evento precisa ter um tema chave para nortear a semana e sua escolha é fundamental para determinar outras ações como subtemas de palestras e desdobramentos do assunto que podem ser questões importantes e complementares.
O ideal é fazer um estudo sobre pontos de falha e que precisam de mais atenção dentro da dinâmica da empresa e usar para desenvolver o tema central. Desta forma, você consegue atingir vários objetivos internos simultaneamente e solucionar problemas já existentes.
4 – Crie um cronograma de atividades e ações:
Criar um cronograma é fundamental para que todos os colaboradores possam organizar sua rotina, assim como os gestores de cada área consigam dividir a sua equipe para que todos participem em algum momento durante a semana.
Defina data de início e fim da SIPAT, assim como dias e horários de cada atividade como palestras, treinamentos, sorteios, ginástica laboral, apresentações artísticas, entre outras atividades..
5 – Divulgue a SIPAT para toda a empresa:
A divulgação da SIPAT é fundamental para garantir o sucesso do evento. De nada adianta planejar, organizar, definir tema, cronograma e ações se ninguém da empresa souber o que está para acontecer.
Utilize todos os canais internos existentes para fazer essa divulgação como e-mail, cartazes, murais de aviso, reuniões, entre outras ferramentas. Quanto mais colaboradores souberem, melhor será a taxa de adesão do evento.
Seguindo esses passos, a SIPAT da sua empresa será um sucesso e conseguirá atingir seu objetivo de conscientizar os colaboradores!
Por Atracto
Você também pode gostar do artigo Sono e produtividade: Como a qualidade do sono interfere no rendimento profissional
Comentários